Saiba como a queda da Selic pode facilitar a compra do imóvel em Valinhos

Para quem deseja comprar um imóvel, agora pode ser a hora! Por quê? O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central cortou pela oitava vez seguida a taxa Selic, índice que regula os juros básicos da economia brasileira.

A redução em 0,75 ponto percentual, de 3% para 2,25% ao ano, é a menor desde o início da série histórica, em 1996. E em seu comunicado, o Copom sinaliza que pode haver mais cortes à frente, dependendo do cenário.

Com a queda da Selic, caem os juros em todo o mercado para empréstimos, financiamentos e investimentos. Ou seja, o setor imobiliário e da construção civil têm motivos para comemorar. 

As melhores condições para o financiamento

Para quem vinha se organizando para comprar um imóvel e possui uma reserva financeira, é chegado o momento de concretizar essa realização. Hoje as condições de financiamento são muitos vantajosas e há diversas oportunidades.

A queda histórica da Selic intensificou a competição entre os bancos, acelerou a entrada de mais fundos e fintechs e destravou a portabilidade do crédito imobiliário. A Caixa Econômica Federal, que detém o maior número de financiamentos do Brasil, tem criado produtos que aproximam o mercado de financiamento imobiliário do mercado de capitais, o que acarreta em diversificação.

Portanto, explicando em miúdos: se a Selic aumenta, os juros ficam mais caros para o financiamento, a procura diminui e os preços desaceleram; se a Selic diminui, a procura por financiamentos é estimulada, o mercado se aquece e as chances de adquirir um imóvel aumentam. Simples assim!

Hoje não há no Brasil juros menores do que os do financiamento para imóveis e as parcelas, na maioria das vezes, ficam menores que o valor do aluguel de um imóvel similar. Mas o momento não é só para quem quer realizar o sonho da casa própria, e sim para investidores.

Investimentos? Só se for em imóveis

Além da queda da Selic, o Brasil está hoje em um cenário de baixa rentabilidade de poupança e renda fixa, alta volatilidade no mercado de ações e subida dos preços dos imóveis em ritmo abaixo da inflação. Por isso os imóveis são hoje a opção mais segura e rentável para investimentos.

Se por um lado os rendimentos de renda fixa desestimulam qualquer investimento, o setor imobiliário consegue taxas de retorno próximas de 30% ao ano. E, mais: com segurança e liquidez. Um bom negócio!

Como financiar um imóvel

Agora que você já entendeu que esse é o momento ideal para concretizar o sonho da casa própria – ou fazer um investimento -, é importante entender como funciona o financiamento bancário e fazer as simulações para dar início à liberação do crédito. Planejamento é a primeira palavra de ordem; a segunda é: confiança.

Com isso queremos dizer que é preciso confiar a segurança da sua família e dos seus investimentos a uma equipe qualificada e cuidadosa, que irá cuidar de todo o trâmite burocrático e ainda auxiliar na escolha do imóvel ideal em Valinhos. E é justamente isso que a Aguiar Imóveis fará por você! Faça uma parceira conosco !