7 dicas para criar o home office perfeito

A pandemia do novo coronavírus fez com que grande parte das empresas adotasse o regime de trabalho remoto. E o que parecia provisório começou a ganhar contornos de definitivo. Uma pesquisa realizada pela consultoria Cushman & Wakefield aponta que 73,8% das empresas multinacionais que atuam no Brasil pretender adotar o home office no país mesmo após a pandemia. Os dados foram obtidos após entrevistas com 122 executivos.

Isso significa que quem tinha improvisado um espacinho para o home office em casa, mas não estava totalmente satisfeito, precisa mudar os planos. É preciso que o ambiente — independentemente do tamanho — seja agradável e seguro, para ajudar na concentração e produtividade. Para ajudar você a criar seu cantinho ideal para produzir em casa, daremos 7 dicas sobre quais pontos você deve se atentar para adaptar sua casa.

1. Aproveite a luz natural

Uma mesa pequena ou até mesmo um aparador podem funcionar como base para o seu home office. A prioridade deve estar na luminosidade, na (falta de) ruídos e no conforto.

O primeiro passo, portanto, é encontrar um local em sua casa com ótima iluminação e que ainda dê para aproveitar uma corrente de ar. Ou seja, perto de uma janela ou até mesmo na varanda. Se optar pela segunda alternativa, apenas preste atenção nos horários de sol.

Ao usufruir ao máximo da luz natural, você economiza energia e ainda não força muito a visão. Para evitar a entrada de luz solar intensa, invista em uma persiana com controle de luminosidade.

Agora, se não for possível, implemente uma iluminação artificial, com lâmpadas nem muitos brancas e nem muito amarelas. Ar condicionado e ventiladores também são bem-vindos.

2.Cadeira confortável

Dissemos que qualquer mesa ou aparador pode servir como apoio para o computador, mas não podemos dizer o mesmo da cadeira. Como o home office requer jornada longa, é importante cuidar das costas, dos braços, do pescoço e evitar problemas de saúde futuros.

Escolha uma cadeira com braços e prefira aquelas que permitem ajustar a altura. Dessa forma, você consegue monitorar o que fica mais adequado às suas necessidades.

3. Muita luz, sempre!

Mesmo que aproveite a luz natural, há dias em que os raios solares incidem com menos luminosidade. O ideal, portanto, é ter sempre um ponto de luz indireta para evitar que o ambiente fique escuro. Há vários tipos de luminárias no mercado: encontre a sua!

4. Nenhum barulho

Pode parecer óbvio sugerir que o ambiente seja isento de barulho, mas na prática não é tão fácil. Ainda mais para quem mora em imóveis pequenos. É claro que o mais indicado é montar o home office no ambiente mais distante das pessoas da casa, que ajude na concentração e no qual você possa colocar música, fazer chamada de vídeos, ler sem interrupções, etc. Se isso não for possível, apenas tente evitar excessos e comunique a família que naquele local você estará trabalhando.

5. Hora do cafezinho

Não é porque você trabalha em casa que deve fazer pausas constantes, nem que deva eliminar o hábito do cafezinho no meio da jornada. Nem oito, nem oitenta.

É importante ter um período para relaxar, então escolha um cantinho para esse momento: seja no sofá, na varanda ou em uma poltrona. Esse mesmo ambiente pode ser o seu conforto no encerramento da jornada, para significar que as atividades profissionais acabaram e agora entra em cena a vida pessoal.

6. Divida o espaço

Divisórias podem ajudar a deixar seu cantinho mais organizado, contribuir com a decoração e com seu o bem-estar. Portas de vidro, painéis vazados ou até mesmo projetos de marcenaria podem trazer a sensação de conforto visual ao mesmo tempo em que delimitam o território dentro de outro cômodo.

7. Prateleiras e quadros

Manter o seu novo cantinho organizado ajuda tanto no bem-estar quanto na produtividade. As prateleiras suspensas são ótimas para espaços pequenos, porque dão impressão deles serem mais amplos. Apenas tome cuidado com a quantidade de livros e o peso que elas aguentam.

E armários e estantes são ideais para guardar papéis e documentos, bem como aqueles itens que acabam parecendo uma “bagunça”. Outra dica é usar quadros de recado (ou lousas) para que os compromissos não sejam esquecidos. Além disso, dão um charme ao ambiente.

Dica bônus

Uma pesquisa da Human Spaces mostra que folhagens e plantas próximas ao espaço de trabalho aumenta em 15% a sensação de bem-estar e a criatividade e em 6% a produtividade. E é justamente isso que buscamos, não é mesmo? Aproveite estas dicas e crie o espaço perfeito para seu home office.

E se estiver em busca de uma casa nova para montar seu espaço de trabalho, conte com a Aguiar Imóveis.